Ventosaterapia
Você já deve ter visto nas olimpíadas atletas com marcas roxas e bem redondinhas no corpo. Elas são causadas pelas ventosas. Incialmente eram usadas somente nas sessões de acupuntura, pois vem da medicina tradicional chinesa. Hoje estão incorporadas a fisioterapia clássica e integrativa. Agora você vai saber tudo sobre esta técnica!
A ventosaterapia é um tipo de tratamento natural no qual são usadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, permitindo a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Assim, este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspeto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma natural para combater a dor muscular,
já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.
É uma prática milenar, encontrada em diversas culturas, e está inserida na medicina tradicional chinesa.
Nesta técnica, o terapeuta utiliza copos dos mais diversos tipos de materiais e algo para causar uma pressão negativa em seu interior. Atualmente os mais modernos são copos de acrílico com uma pequena bomba de sucção de vácuo.
A ventosaterapia não deve ser empregada como uma única técnica ou tratamento para o paciente. É mais uma modalidade e deve ter seu trabalho complementado por outras técnicas ou inserida na fisioterapia integrativa.
Efeitos fisiológicos:
• Relaxamento muscular
• Estimula pontos de acupuntura e pontos gatilho
• Melhora a circulação sanguínea e linfática
• Melhora a oxigenação dos tecidos
• Regula o PH dos tecidos
• Mobilização de líquido sinovial
• Sensação de bem estar
Contraindicações:
Embora seja relativamente seguro, o tratamento com ventosaterapia possui algumas contraindicações e, por isso, não deve ser aplicado em pessoas que apresentam:
• Trombose, tromboflebite ou distúrbios hemorrágicos;
• Varizes; Feridas; Febre; Fratura no local a ser tratado. Além disso, o tratamento com ventosas também deve ser evitado durante a gravidez.
Fonte https://conmov.com.br/fisioterapia/ventosaterapia-para-que-serve.htm