A Cromoterapia, também chamada de terapia das cores, é um tipo de terapia complementar, em que são utilizadas cores básicas – como vermelho, laranja, amarelo, verde, entre outras – para auxiliar no tratamento de certas doenças, como febre, insônia ou doenças psiquiátricas.
Nesse método, cada cor possui vibrações, frequências eletromagnéticas e outras propriedades terapêuticas específicas, que nos ajudam a conhecer e explorar o nosso interior, influenciando todo o sistema nervoso, de acordo com cada objetivo do tratamento.
Como dissemos, a cromoterapia é um tipo de terapia complementar, que utiliza ondas emitidas pelas cores para atuar em células do nosso organismo e melhorar o equilíbrio entre o corpo e mente, promovendo uma maior sensação de bem-estar e até aliviando sintomas de doenças, como pressão alta ou depressão.
Nesta terapia, cada cor possui uma função terapêutica diferente e que pode ser aplicada por meio de diversos instrumentos, como lâmpadas coloridas, roupas, alimentos, janelas coloridas ou até mesmo água solarizada.
Entre os inúmeros benefícios que a cromoterapia apresenta, destacamos alguns principais, sendo eles:
Por causa de seus diversos benefícios, a cromoterapia pode ser utilizada como um tratamento complementar para vários tipos de problemas de saúde, como febre, insônia, diabetes e até mesmo doenças articulares. Porém, por ser uma prática complementar, não deve substituir o tratamento convencional indicado pelo médico, ok?
Existem alguns casos em que a cromoterapia é muito utilizada, como na aplicação da luz azul em recém-nascidos com icterícia e em pessoas com feridas infectadas. Além disso, o uso da luz rosa também pode ajudar no tratamento da depressão, já que auxilia no aumento de algumas substâncias que melhoram o humor, como a serotonina.
Todos os tratamentos realizados serão para equilibrar as energias, o campo vibracional, o que causa muitas vezes as enfermidades e as dores, sofrimentos, etc, mas é importante lembrar que pelos Arts. 283 e 284 do Código Penal, charlatanismo e curandeirismo respectivamente são crimes, e os terapeutas não podem interferir nos tratamentos médicos, medicamentos, terapias de profissionais reconhecidos pela medicina tradicional, nem ministrar tais tratamentos e ou medicamentos ou incitar a cura de uma enfermidade seja ela física ou psíquica. Responsabilidade, idoneidade, ética e respeito.
Esse é o terapeuta holístico que trabalha com seriedade e responsabilidade.
Nunca, em hipótese alguma pare um tratamento ou deixe de tomar um medicamento sem o conhecimento e consentimento de seu médico.